Números naturais



      
 
 Introdução

O conjunto dos números naturais é o mais simples entre os conjuntos que iremos estudar. É com os números naturais que as crianças tem seu primeiro contato com a matemática. Os números naturais são os chamados números para contarCostuma-se indicar o conjunto dos naturais com o símbolo N.
 
N = {0,1,2,3,4,...
 



O surgimento do zero 

Tendo em vista o problema na construção dos números como 31 e 301, os hindus criaram um símbolo para representar algo vazio ou seja a ausência de tudo. Sendo este denominado: 

  

 Dessa forma foi resolvido o problema da ausência de um algarismo para representar as dezenas no número 301 e assim passaram a escrever: 

301 = dasa  tri
 

Os hindus tinham acabado de descobrir o zero. Porém, estas notações só serviam para as palavras e não para os números, mas reunindo essas idéias apareceram juntos o zero bem como o atual sistema de notação posicionaUm dos primeiros locais onde aparece a notação posicional é um tratado de cosmologia denominado: Lokavibhaga, publicado na data de 25 de agosto de 458 do calendário juliano, por um movimento religioso hindú para enaltecer as suas próprias qualidades científicas e religiosas. Neste texto, aparece o número 14.236.713 escrito claramente:


 triny   ekaam   sapta   sat   triny   dve   catvary   ekaam 
 três    um  sete  seis   três  dois    quatro    um

 

Escrever tais números na ordem invertida, fornece:


 um   quatro   dois   três   seis   sete   um   três 
  1     4    2   3    6    7    1    3

 

Números como 123.000 eram escritos como:

  tri dvi dasa

que significa:

zero zero zero três dois um

Escrivendo-o na ordem invertida fornece:

um  dois três zero zero zero

No texto existe a palavra hindú sthanakramad que significa "por ordem de posição".

Observamos que tal notação posicional já era então conhecida no quinto século de nossa era por uma grande quantidade de cientistas e matemáticos.



 

Notação posicional 


Notação ou valor posicional é quando representamos um número no sistema de numeração decimal, sendo que cada algarismo tem um determinado valor, de acordo com a posição relativa que ele ocupa na representação do numeral. Mudando a posição de um algarismo, estaremos alterando o valor do número. Por exemplo, tomemos o número 12. Mudando as posições dos algarismos teremos 21.

  • 12 = 1 × 10 + 2
  •  21 = 2 × 10 + 1

zero foi o último número a ser inventado e o seu uso matemático acredita-se ter sido desenvolcvido pelos babilônios. Os registros mais antigos conhecidos onde constata-se o surgimento do número zero, não são anteriores ao século III antes de Cristo. Nesta época, os números continham no máximo três algarismos.

Um dos grandes problemas do homem começou a ser a representação de grandes quantidades. A solução para isto foi instituir uma base para os sistemas de numeração. Os numerais indo-arábicos e a maioria dos outros sistemas de numeração usam a base dez, isto porque o princípio da contagem se deu em correspondência com os dedos das mãos de um indivíduo.

Na base dez, cada dez unidades é representada por uma dezena, que é formada pelo número um e o número zero: 10.

A base dez já aparecia no sistema de numeração chinês. Os sumérios e os babilônios usavam a base sessenta.

Os indianos reuniram as diferentes características do princípio posicional e da base dez em um único sistema numérico. Este sistema decimal posicional foi assimilado e difundido pelos árabes e por isso, passou a ser conhecido como sistema indo-arábico.

Nosso sistema de numeração retrata o ábaco. Em cada posição que um número se encontra seu valor é diferente.




Subconjuntos dos naturais
 
O conjunto dos números naturais pode ser dividido em subconjuntos. Ou seja, existem conjuntos que pertencem, ou podem ser iguais, ao conjunto dos naturais. 
 
Exemplo:
  1. O conjunto dos números pares: P={2,4,6...}.
  2. O conjunto dos números inpares: P = {1,5,7...}.

Obs.: Os subconjuntos podem ser finitos ou infinitos. Ou seja, por exemplo, o conjunto formado pelos pares menores que 20 é um subconjunto finito. Por sua vez, possui 20 elementos, caso consideremos o zero.



— Soma de números naturais 
 
A primeira operação fundamental da Aritmética tem por finalidade reunir em um só número, todas as unidades de dois ou mais números. Antes de surgir os algarismos indo-arábicos, as adições podiam ser realizadas por meio de tábuas de calcular, com o auxílio de pedras ou por meio de ábacos.  

Exemplo:

1– Efetue:

a) 5 + 3 = 8

b) 7 + 4 = 11

Propriedades da Adição


1 – Fechamento 


A adição é fechada no conjunto dos números naturais, pois a soma de dois números naturais é ainda um número natural. O fato que a operação de adição é fechada em N é conhecido na literatura matemática como: A adição é uma lei de composição interna no conjunto N.

2 – Associativa 


A adição é associativa no conjunto dos números naturais, pois na adição de três ou mais parcelas de números naturais quaisquer é possível associar as parcelas de quaisquer modos, ou seja, com três números naturais, somando o primeiro com o segundo e ao resultado obtido somarmos um terceiro, obteremos um resultado que é igual à soma do primeiro com a soma do segundo e o terceiro.

3 – Elemento neutro 


Na adição de números naturais, existe o elemento neutro que é o zero, pois tomando um número natural qualquer e somando com o elemento neutro (zero), o resultado será o próprio número natural.

4 – Comutativa 

A adição é comutativa no conjunto dos números naturais, pois a ordem das parcelas não altera a soma, ou seja, somando a primeira parcela com a segunda parcela, teremos o mesmo resultado que se somando a segunda parcela com a primeira parcela.




 Subtração de números naturais 
 
A segunda operação fundamental da Aritmética tem por finalidade reunir em um só número, todas as unidades de dois ou mais números. Antes de surgir os algarismos indo-arábicos, as adições podiam ser realizadas por meio de tábuas de calcular, com o auxílio de pedras ou por meio de ábacos. 

Exemplo:

1– Efetue:

a) 5 - 3 = 2

b) 7 - 4 = 3


Multiplicação de Números Naturais 

É a operação que tem por finalidade adicionar o primeiro número denominado multiplicando ou parcela, tantas vezes quantas são as unidades do segundo número denominado multiplicador.

Exemplo: 4 × 9 é equivalente à somar o número 9 quatro vezes

4 x 9 = 9 + 9 + 9 + 9 = 36

O resultado da multiplicação é denominado produto e os números dados que geraram o produto, são chamados fatores. Usamos o sinal x ou · ou × para representar a multiplicação.


– Propriedades da multiplicação

1 – Fechamento  


A multiplicação é fechada no conjunto N dos números naturais, pois realizando o produto de dois ou mais númros naturais, o resultado estará em N. O fato que a operação de multiplicação é fechada em N é conhecido na literatura do assunto como: A multiplicação é uma lei de composição interna no conjunto N. 

2 – Associativa 


Na multiplicação, podemos associar 3 ou mais fatores de modos diferentes, pois se multiplicarmos o primeiro fator com o segundo e depois multiplicarmos por um terceiro número natural, teremos o mesmo resultado que multiplicar o terceiro pelo produto do primeiro pelo segundo.

(m.n).p = m.(n.p)

(3.4).5 = 3.(4.5) = 60

3 – Elemento Neutro

No conjunto dos números naturais existe um elemento neutro para a multiplicação que é o 1. Qualquer que seja o número natural n, tem-se que:

1.n = n.1 = n

1.7 = 7.1 = 7

4 – Comutativa 


Na multiplicação de dois números naturais quaisquer, a ordem dos fatores não altera o produto, ou seja, multiplicando o primeiro elemento pelo segundo elemento teremos o mesmo resultado que se multiplicarmos o segundo elemento pelo primeiro elemento.

m.n = n.m

3.4 = 4.3 = 12

5 - Propriedade Distributiva 

Multiplicando um número natural pela soma de dois números naturais, é o mesmo que multiplicar o fator, por cada uma das parcelas e a seguir adicionar os resultados obtidos.

m . ( p + q ) = m . p + m . q

6 x ( 5 + 3 ) = 6 x 5 + 6 x 3 = 30 + 18 = 48



– Divisão de Números Naturais 

Dados dois números naturais, às vezes necessitamos saber quantas vezes o segundo está contido no primeiro. O primeiro número que é o maior é denominado dividendo e o outro número que é menor é o divisor. O resultado da divisão é chamado quociente. Se multiplicarmos o divisor pelo quociente obteremos o dividendo.

No conjunto dos números naturais, a divisão não é fechada, pois nem sempre é possível dividir um número natural por outro número natural e na ocorrência disto a divisão não é exata.
 


–Relações essenciais numa divisão de números naturais

1 – Numa divisão de números naturais, o divisor deve ser menor do que o dividendo. 
 35 : 7 = 5

2 – Numa divisão de números naturais, o dividendo é o produto do divisor pelo quociente.

35 = 5 x 7

3 – A divisão de um número natural n por zero não tem sentido pois, se admitíssemos que o quociente fosse q, então poderíamos escrever:

n ÷ 0 = q

e isto significa que:

n = 0 x q = 0

o que não é correto, logo a divisão de n por 0 não tem sentido ou seja  é dita impossível.




Potenciação de Números Naturais 

Dados dois números naturais x e y, a expressão xy, representa um produto de y fatores iguais ao número x, ou seja:

xy = x . x . x . x ... x . x . x

y vezes

O número que se repete como fator denomina-se base que neste caso é x. O número de vezes que a base se repete é denominado expoente que neste caso é y. O resultado denomina-se potência. Esta operação não passa de uma multiplicação com fatores iguais.

Exemplos:

23 = 2 . 2 . 2 = 8

43 = 4 . 4 . 4 = 64
 


Propriedades da Potenciação 

1 – Uma potência cuja base é igual a 1 e o expoente natural é n, denotado por 1n, será sempre igual a 1.

Exemplos:

1n = 1 . 1 ... 1 (n vezes) = 1

13 = 1 . 1 . 1 = 1

17 = 1 . 1 . 1 . 1 . 1 . 1 . 1 = 1

2 – Se n é um número natural diferente de zero, então a potência no será sempre igual a 1.

Exemplos:

n0 = 1

50 = 1

490 = 1

3 – A potência zero elevado a zero, denotada por 0o, é uma expressão que não possui de sentido no contexto do Ensino Fundamental. 
 
4 – Qualquer que seja a potência em que a base é o número natural n e o expoente é igual a 1, denotado por n1 é igual ao próprio n.

Exemplos:

n1 = n

51 = 5

641 = 64

Toda potência 10n é o número formado pelo algarismo 1 seguido de n zeros.